O universo da produção audiovisual vive um momento de renovação. O barateamento das ferramentas de produção e exibição audiovisual culminou na multiplicação de realizadores e novos expoentes da sétima arte. Cinéfilos se tornaram produtores e, além disso, a Lei 12.485/20111,conhecida como a Lei da TV Paga, tem colaborado para aumentar e diversificar a circulação do conteúdo audiovisual brasileiro.

Neste contexto, vem crescendo a demanda por profissionais qualificados na área de produção audiovisual. É com base nesta demanda que a UNA criou a Pós-graduação em Jornalismo Cinematográfico, que tem por objetivo qualificar profissionais para desenvolver produções para telas de cinema, TV e/ou computadores.

Público-alvo

Profissionais de todas as áreas, especialmente da Comunicação Social, que atuam e/ou desejam atuar como produtores audiovisuais em todas as etapas do processo de confecção de uma produção audiovisual, como também interessados em atualizar os conhecimentos na área.

Diferenciais

- Atende a uma crescente demanda do mercado, potencializada pela A Lei 12.485/2011, conhecida como a Lei da TV Paga;

- Atualiza a formação de produtores audiovisuais e confere aos mesmos o título de Especialista;

- Tem como um de seus focos o documentário, um dos gêneros cinematográficos que mais ganham espaço nas telas do Brasil e do mundo.

- O corpo docente é formado por produtores audiovisuais atuantes no mercado, o que representa para os pós-graduandos um contato direto com o mercado.

- O trabalho de conclusão de curso é uma produção audiovisual. O projeto é desenvolvido ao longo do curso e o pós-graduando é, passo a passo, instrumentalizado a desempenhar cada etapa da produção de um documentário. Ou seja, ao final da Pós em Jornalismo Cinematográfico UNA, o aluno se torna um Especialista em Documentário com uma produção no currículo / portfólio.

- Oferece a disciplina Indústria Audiovisual, que apresenta aos pós-graduandos um panorama sobre o funcionamento da indústria audiovisual, desde a fase de pré-produção de filmes e vídeos até comercialização e exibição dos mesmos;

Por que fazer Pós-Graduação em Jornalismo na Una? Clique aqui e veja o que falam os alunos do curso.

Acesse também, o canal de vídeos exclusivo do curso. Clique aqui.

Estrutura curricular

MÓDULO 1A

História do Documentário
Narrativa Documental
Edição 1
Pesquisa Jornalística
Ética e Sustentabilidade – EAD

MÓDULO 1B
Roteiro
Novos Formatos
Fotografia 1
Som 1
Métodos e Técnicas de Pesquisa – EAD
Práticas Organizacionais (horário alternativo)

MÓDULO 2A
Produção
Direção
Fotografia 2
Som 2
Competências Profissionais – EAD

MÓDULO 2B
Roteiro 2
Edição 2
Indústria Audiovisual
Tópicos Especiais em Produção Audiovisual
Trabalho de Conclusão de Curso – EAD
Tópicos Especiais (horário alternativo)

Carga horária

432 h/a

Previsão de início: Fevereiro de 2014
Previsão de término: Dezembro de 2014

Corpo docente

Coordenador: Fausto Coimbra  - Acesse aqui o Curriculo Lattes.

 Ataídes Freitas Braga: Ataídes Braga é graduado em História pela UFOP e mestre em cinema pela UFMG. Ator, roteirista, produtor, professor e pesquisador de cinema. Membro do Centro de Estudos Cinematográficos de Minas Gerais e do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro. Autor dos livros O Fim das Coisas – as salas de cinema de Belo Horizonte; Poesia Fragmentos de versos, 2007, editora Plurarts;Cachoeira de Filmes, 2011.

Rafael Ciccarini: Doutorando em Artes – Cinema, na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais – 2009. Mestre em Artes Visuais – Cinema, na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais – 2007. Licenciado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais -  2003. Professor no curso superior de Cinema e na Pós em Jornalismo Cinematográfico do Centro Universitário UNA. Professor da disciplina História do Cinema e Vídeo Brasileiros no curso “Produção e Crítica Cultural do IEC – PUC (Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade. Gerente de Cinema da Fundação Clóvis Salgado, onde é responsável pela programação e gestão do Cine Humberto Mauro. Editor da Revista eletrônica “Filmes Polvo”, que se dedica à pesquisa, reflexão e crítica cinematográfica. (www.filmespolvo.com.br). Realiza ensaios e reportagens para o quadro Travelling, do programa Cinemagazine, veiculado semanalmente pela Rede Minas – Canal 9, Belo Horizonte-MG.

Nélio Costa: Mestre em Artes Visuais/Cinema: “Arte e Tecnologia da Imagem” – EBA/UFMG. Bacharel em Artes Plásticas – Escola Guignard/UEMG. Professor do curso de pós-graduação em Jornalismo Cinematográfico – atual. Professor das disciplinas “Tópicos em Imagem e Som” e “Edição de imagem e som em meios digitais” da Escola Guignard/UEMG – 2012. Professor convidado no “Curso Internacional de documental Sin Fronteras”, da ECA – Escuela de Cine y Artes Audiovisuales, de La Paz/Bolívia – julho e agosto/2010. Professor do curso de graduação em Cinema da UNA – 2007/2009. Professor do curso de pós-graduação em Cinema e Vídeo da UNA–2008/2009. Produção executiva de vídeo para o Kellog School of Management/Snnipies (USA)-2012. Registro em BH do  International Pillow Fight Day 2012 – SnippiesGlobal (USA). Produção/direção de vídeos para o site www.hojevouassim.com.br. Orientação dos vídeos para o projeto “Cidades Invisíveis” da Fábrica do Futuro – 2008. Produção executiva para vídeos corporativos do Google Inc (Mountain View/USA) – 2007. Consultoria para implantação da Fábrica do Futuro em Cataguases/MG.

Janaína do Patrocínio: Bacharel em Comunicação Social – Radialismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Especialista em Culturas Midiáticas pela UFMG (2006) Mestrado em Comunicação Social (2008). Sócia-fundadora da empresa JPZ Comunicação (1998) e da ONG AIC – Associação Imagem Comunitária (1997). Atuou como professora de disciplinas regulares dos cursos de Comunicação Social – U|FMG (2006-2007) e da PUC-Minas – Jogos Digitais (2007-2008). Também é professora de diversos cursos oferecidos pela AIC na área de formação audiovisual. Desenvolve pesquisa estética sobre a Materialidade Digital das Imagens de Videogame e sobre Metodologias de Ensino Audiovisual. Em 2011 organizou o livro MACHINIMA. publicado pela editora da USP. Desde 1996 atua como diretora, produtora e editora/montadora de obras audiovisuais e também no desenvolvimento de obras interativas em CD-ROM, DVD-ROM e DVD-Vídeo.

 Leo Ayres: graduado em Jornalismo, Mestre em Artes pela UFMG e
especialista em Direção de Cinema e TV pela Escuela Internacional de
Cine y TV de San Antonio de Los Baños, em Cuba. Trabalhou como assistente de direção e na equipe de produção de diversos e premiados programas de televisão, documentários, curtas e longas-metragens. Em 2004, dirigiu seu primeiro curta, “A Entrega”, premiado nos festivais de Gramado (Melhor Filme, Direção e Roteiro na Mostra Super 8) e Campinas (Melhor Som e Edição). Um ano depois, filmou “O Milagre do Bar”, premiado nos festivais de Gramado (Melhor Fotografia na Mostra Super 8) e Campinas (Melhor Filme e Direção de Arte). A estréia na direção de documentários foi em 2007, com o longa “Cidade Dual”, exibido na Mostra de Cinema de Ouro Preto. Em 2009, dirigiu e produziu o documentário em curta-metragem “Bar da Estação”, selecionado para as mostras competitivas de diversos festivais nacionais (É Tudo Verdade 2010, forumdoc.bh, Curta Cinema etc.), além do Festival del Nuevo Cine Latinoamericano, em Cuba. No país caribenho, também dirigiu dois curtas: o documentário “Los Blanco” (2009) e “Una Playa Distante”
(2010). Em 2011, foi Diretor de Fomento à Produção Audiovisual da
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. Atualmente, Leo Ayres é roteirista e diretor no setor de Projetos Especiais da Rede Minas; repórter e ensaísta do programa Cine Magazine, exibido na Rede Minas; sócio da produtora Tempero Filmes; além de ministrar disciplinas e oficinas na área do Audiovisual.

Rodrigo Nascimento: Graduado em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2001), pós-graduação em Língua Portuguesa, Leitura e Produção de Textos, também pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2002) e Master en Vídeo Documental Creativo pela Universitat Autònoma de Barcelona (2006) e pós graduação em Gestão de Projetos pelo IETEC (2011). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Roteiro e Direção Cinematográfica.

José Ricardo Costa Miranda: Mestre e Doutorando em Artes/Cinema pela UFMG. Graduado em Comunicação Social pela Universidade FUMEC. Atuou como roteirista e animador na animação “Botões”; roteirizou, dirigiu e produziu o curta metragem “A Busca”, dirigiu o curta-metragem “Antes do Último Tango”. Diretor do longa-metragem “Eu é Geraldo” (2012). Produziu a Mostra Minas de Cinema e Vídeo.

Ursula Almeida: Mestre em Comunicação Social pela FAFICH/UFMG e Crítica de Cinema pela Revista Eletrônica Filmes Polvo. Assessora da Gerência de Cinema da Fundação Clóvis Salgado (Cine Humberto Mauro). Professora em oficinas e cursos livres de cinema pela Escola Livre de Cinema (atual), ONG Querubins (2010) e Projetos Magia do Cinema (2006), Cinema no Rio (2007) e Cinema nos Trilhos (2007). Membro da Comissão de Seleção da Competitiva Nacional do 14º Forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico (2010), Membro do Júri da Competitiva Brasileira do 13º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte (2011) e Membro da Comissão de Seleção da Competitiva Brasileira do 14º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte (2012).

Eugênio Magno
: Graduação em Comunicação Social pelo Unicentro Newton Paiva (1990), Mestrado em Artes (Cinema) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), Pós-graduação em Educação (Pedagogia Empresarial) pela UEMG (1992) e Especialização em Fé e Política pelo Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara – CEFEP-DF / PUC-RIO (2007). Professor designado da Faculdade de Políticas Públicas “Tancredo Neves” – FaPP / CBH / UEMG. Sócio-proprietário daFactual Comunicação e Marketing Ltda. Prestador de Serviços – Terceirizado – da TV Globo Minas, como Locutor de Vinhetas. Assessor e Professor Visitante do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara – CEFEP-DF. Narrador e Locutor de Propaganda (Portfólio no www.vozesdeminas.com.br), Radialista, Jornalista, Ator e Diretor Profissional. Poeta e Roteirista. Articulista-Colaborador do jornal O Tempo, Editor e Webmaster do blog www.minasegerais.blogspot.com. Membro do Instituto Humerto Mauro e da KINO: Rede Latino Americana de Educação, Cinema e Audiovisual.

Paulo Barbosa
: Doutor (2011) e Mestre (2007) em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Bacharel em Artes Plásticas pela mesma instituição em 1992. Diretor do filme: Catálogo de biografias efêmeras (2005).

Waldiane de Ávila Fialho:  publicitária, especializada em Novas Tecnologias em Comunicação e mestre em Artes Visuais. É integrante do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom. Tem vinte anos de experiência em instituições de ensino superior, desde a recepção até a pós graduação, nas seguintes escolas: Uni-BH e Estácio BH. Professora dos cursos de pós-graduação em Mídia Eletrônica – Rádio e TV e Marketing e Comunicação Empresarial no UniBH e Jornalismo Cinematográfico na UNA.

Ana Paula Carvalhais: jornalista com mestrado em Comunicação Social pela PUC-Minas. Leciona a disciplina História da TV e Especificidades do Meio Televisivo no curso de pós-graduação em Jornalismo Cinematográfico do Centro Universitário Una, em Belo Horizonte. Atualmente é apresentadora e editora responsável pelo programa viva Melhor, do Canal Minas Saúde. Foi repórter de rede nacional do canal Rede TV! na capital mineira e apresentadora e editora-executiva do programa Agenda, da emissora pública Rede Minas, onde também atuou como repórter e apresentadora do programa de viagens Planeta Minas. Dedica-se ainda à colaboração como repórter para diversos veículos, além da pesquisa sobre meio televisivo e projetos jornalísticos ligados à cultura, meio ambiente e sustentabilidade.

Gabriela Maria Garzon:  Graduação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (1997) e mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Atualmente participa como assessora de comunicação em uma empresa. Trabalha no corpo docente do Centro Universitário de Belo Horizonte, nos cursos de Produção Multimídia, ministrando a disciplina de “Multimídia Experimental: Cinema e Vídeo” “Linguagem Audiovisual” “Técnicas de Produção Audiovisual”. Tem experiência na área de Comunicação e Artes, principalmente nas atividades de Produção Multimídia.

Fernanda Salgado: Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e Mestrado em Artes | Cinema pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Desde 2005 vem desenvolvendo trabalhos nas áreas de cinema e vídeo, especialmente Roteiro e Produção. Finalizou, em 2011, seu primeiro curta-metragem, intitulado ‘Marambé’. Em 2013, dedica-se ao desenvolvimento do roteiro para longa-metragem de ficção intitulado ‘Marina, s/n’, selecionado para o Script Station no 62nd Berlinale Film Festival, e à produção do curta-metragem ‘Tormenta’, selecionado pelo Programa Filme em Minas. É sócia-fundadora da produtora audiovisual independente Apiário, sediada em Belo Horizonte.

Frederico Pessoa: graduado em Psicologia, especialista em Filosofia e mestre em Cinema pela Universidade Federal de Minas Gerais. Estudou violão clássico e teoria musical na Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte e Recording Techniques, Sound Engineering and Music Production no Morley College em Londres. Compõe trilhas sonoras para filmes e vídeos (Cidades Possíveis, 2009; O Guardador das Águas 2008; Caminho das Águas, 2007), e filmes publicitários. Atua como professor de vídeo e fotografia no Ponto de Cultura Origens/BH; como professor nas áreas de artes visuais e música no projeto Arena da Cultura, da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte e é Educador da Associação Imagem Comunitária atuando no Instituto Oi Futuro – Belo Horizonte.

Júlio Alessi
: graduação em Design Gráfico- pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2001) e pós-graduação em Formação de formadores em EAD pela Universidade Nacional de Brasília, mestrado em cinema pela Escola de Belas Artes da UFMG. Atualmente é professor – Faculdades Promove – Sete Lagoas e professor do UNIBH. Tem experiência na área de design gráfico, fotografia e cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: design gráfico, fotografia, cinema e produções em vídeo.

Luana Melgaço: Graduou-se em Comunicação Social, habilitação Rádio e Televisão pela Universidade Federal de Minas Gerais no ano de 2000, e em 2002 concluiu o curso de pós graduação em Comunicação e Novas Tecnologias no Centro Universitário UNI-BH. Desde 2005, trabalha como produtora em projetos cinematográficos em Belo Horizonte. Desenvolveu importantes projetos na TEIA e já coordenou a produção de longas-metragens nas produtoras CAMISA LISTRADA e QUIMERA FILMES, empresas de destaque na produção cinematográfica em Minas Gerais.

O curso  de Pós-Graduação em Jornalismo Cinematográfico está no Facebook.

 

 

 

close

Campus Guajajaras


Rua Guajajaras, 175, centro Belo Horizonte - MG (31) 3508-9100 CEP 30180-100

Horário:
Turma: Segunda e quarta-feira, das 19h10 às 22h40, e eventualmente outro dia da semana para fechamento de carga horária.

Coordenação:
Fausto Coimbra
E-mail: faustocap@gmail.com

Investimento:
Valor com desconto de 30% exclusivo para turmas de abril:

R$8.123,50; ou à Vista com 10% desconto = R$7.311,15; ou 3x R$2.707,83=R$8.123,50 (s/Juros); ou 10x R$812,35= R$8.123,50 (s/juros); ou 18x R$451,31 =R$8.123,50 (s/juros)

* Os descontos não são cumulativos a nenhum outro tipo de desconto ou bolsa. O valor informado acima já consta com desconto de 30%.

Clique aqui e saiba os horários e valores Campus Guajajaras
horários e valores